Prevendo os resultados do Oscar 2021 com IA

Caíque Coelho
7 min readApr 23, 2021

--

Ano passado eu comecei o texto com uma pergunta: O ano começa depois do carnaval ou depois do Oscar?

Infelizmente começamos este ano sem a alegria do carnaval e apenas com a dor e a lamentação que a pandemia nos trouxe, dor a qual tenho vivido em casa com a perda do meu pai, vítima fatal do COVID-19. Logo esse texto tem um sentimento especial para mim, além de ser a quarta edição deste experimento, é a primeira vez que volto a publicar algo, desde o falecimento do meu pai, um ex-amante da sétima arte.

Além de todo o contexto, posso afirmar que o cinema e a televisão estão sendo as minhas únicas rotas de escape desde o início da pandemia até o momento atual, rotas de escape as quais me permitem continuar sonhando e vivendo além da porta da minha casa e da minha dor. Perdi as contas de quantos filmes e séries venho assistindo desde então, e quanto mais assisto, mais forte algumas indagações que tento responder desde 2018 aparecem e por isso continuo trazendo nesta edição os seguintes questionamentos:

Dado o histórico de concorrentes as categorias do Oscar e seus devidos vencedores, é possível prever os próximos vencedores? Existe algum padrão entre os ganhadores? Uma inteligência artificial seria capaz de descobrir os futuros vencedores baseado em certas características relevantes sobre os vencedores passados?

O Oscar é um boneco de totó. Tem nada a ver com cinema.

De volta aos resultados do ano passado, confesso que fiquei um pouco desapontado com o resultado, acertando 5 de 8 predições, por mais que tenhamos acertado mais do que 50%, acreditei que havia desenvolvido uma IA dos ovos de ouro, ou melhor, predições de ouro, uma vez que as predições estavam muito próximas das minhas expectativas, das expectativas de críticos do cinema e de acordo com algumas premiações como Bafta, Guild e Globo de Ouro, no entanto fomos supreendidos pelo fenômeno Parasite que foi a estrela de ouro do Oscar 2020, mas ainda assim alcançamos um resultado satisfatório de 62.5% de acerto, se eu tivesse apostado essas predições talvez teria ganho um dinheiro.

Mediante um acerto satisfatório e a ocorrência de um filme extraordinário que se comportou de uma forma fora da curva, podemos até dizer que Parasite foi um outlier, resolvi manter os ajustes feitos em 2020 sem nenhuma nova alteração, a fim de validarmos mais uma vez nossos resultados. Logo nossos modelos de inteligência artificial continuarão sendo treinados em cima das seguintes informações:

  • Vencedores do Producers Guild of America Awards por categoria
  • Vencedores do Golden Globe por categoria
  • Vencedores do Bafta por categoria
  • Tempo do filme em minutos
  • Bilheteria em dólares (Ponto negativo para candidatos da Netflix e Amazon)
  • IMDB Score
  • Score dos usuários (Metacritic)
  • Score dos críticos (Metacritic)
  • Se o filme foi produzido nos Estados Unidos
  • Classificação Etária
  • Trimestre de lançamento do filme

Como nossas informações acima são todas numéricas, a única transformação importante que estamos aplicando no momento é a normalização dos dados, utilizando o algoritmo RobustScaler, o qual você pode entender melhor em outro texto que escrevi no link abaixo:

Um ponto importante a se ter em mente no momento, é a penalização que os filmes produzidos pela Netflix e pela Amazon podem sofrer por não possuírem a informação de valor ganho em bilheteria. Antes da existência das plataformas de streaming, havia uma correlação muito grande entre vencedores dos Oscar e o valor arrecadado em bilheteria, porém após o ganho de mercado das plataformas de streaming, essa informação passa a ser uma incógnita, uma vez que os modelos de Inteligência Artificial podem ser enviesados a nunca preverem produções da Netflix como vencedoras, no entanto ao longo do passar dos anos, conforme as produções originais Netflix forem ganhando prêmios e o nosso histórico de dados passe a apresentar uma informação significativa de que produções sem valor de bilheteria também são vencedoras do Oscar, o valor zero pode passar a ser um bias positivo na predição de vencedores.

Por fim aplicamos em nossos dados algoritmos de classificação como ExtraTreesClassifier, RandomForestClassifier, KNN, GradientBoostingClassifier, SVM, entre outros, de tal maneira que tenhamos três tipos de resultados seguindo a ordem de prioridade abaixo::

  1. Apenas os modelos com acurácia superior a 75% de acerto prevendo os resultados passados, tentam prever os resultados de 2021, após isso todos os resultados são somados e podemos ter um candidato que foi escolhido mais vezes pelos modelos com acurácia de 75%.
  2. Utilizo o modelo com maior acurácia para prever os resultados de 2021.
  3. Todos os modelos gerados pelos algoritmos tentam prever os resultados de 2021, após isso todos os resultados são somados e podemos ter um candidato que foi escolhido mais vezes por todos os modelos.

Para este ano utilizei o valor de corte de 75% de acurácia para os modelos na esperança de que possamos acertar ao menos 6 resultados dos 8 que iremos prever, ou seja, esperamos ter um acerto de 75%!

Só magia top

Ficou interessado em ver o código ou os dados? O projeto é open source e está no Github! Só acessar o link abaixo:

Futuramente teremos um texto mais técnico para abordar o código do projeto, por hoje nós só queremos saber quem serão os grandes vencedores do Oscar 2021, então sem mais delongas, rufem os tambores!

Rufar dos tambores. Tu tu tu tu tu pá

Previsões usando IA

Predição melhor ator coadjuvante: Daniel Kauuya em Judas and the Black Messiah

Daniel Kauuya em Judas and the Black Messiah
Daniel Kauuya em Judas and the Black Messiah

Predição melhor atriz coadjuvante: Yuh-Jung Youn em Minari

Yuh-Jung Youn em Minari
Yuh-Jung Youn em Minari

Predição melhor roteiro adaptado: Nomadland

Filme: Nomadland
Filme: Nomadland

Pedição melhor roteiro original: The Trial of the Chicago 7

Filme: The Trial of the Chicago 7
Filme: The Trial of the Chicago 7

Predição melhor diretor: David Fincher em Mank

David Fincher em Mank
David Fincher em Mank

Predição melhor ator: Chadwick Boseman em Ma Rainey’s Black Bottom

Chadwick Boseman em Ma Rainey’s Black Bottom
Chadwick Boseman em Ma Rainey’s Black Bottom

Predição melhor atriz: Viola Davis em Ma Rainey’s Black Bottom

Viola Davis em Ma Rainey’s Black Bottom
Viola Davis em Ma Rainey’s Black Bottom

Predição melhor filme: Nomadland

Filme: Nomadland
Filme: Nomadland

Os dados foram jogados, a sorte foi lançada, e as predições estão feitas! Particularmente estou muito entusiasmado com o resultado e acredito que possamos estar prevendo um futuro com uma alta possibilidade de ocorrência, porém qualquer futuro é possível ou todos os futuros são possíveis, mas melhor não levarmos em consideração nesse momento a teoria dos universos paralelos, pois daí nossa IA teria que lidar com planos além do cartesiano. Agora só nos resta sentar, assistir aos filmes antes do Oscar, fazermos nossas apostas e torcermos para os filmes e atores que mais nos identificamos. Segunda voltamos aqui neste mesmo canal, neste mesmo horário para validarmos nossa acurácia em produção.

Mas antes de partir deixo abaixo minhas previsões pessoais, feitas com minha inteligência nada artificial chamada cérebro:

Caíque

  • Lakeith Stanfield como melhor ator coadjuvante
  • Olivia Colman como melhor atriz coadjuvante
  • The Father como melhor roteiro adaptado
  • Minari como melhor roteiro original
  • Chloé Zhao como melhor diretor
  • Chadwick Boseman como melhor ator
  • Viola Davis como melhor atriz
  • Nomadland como melhor filme
Você tá errado

Gostou do artigo ou é fã da sétima arte mais do que o Rogerinho do Ingá? Então deixa seu comentário fazendo suas previsões para os grandes ganhadores do Oscar 2021 e vamos juntos torcer pelos nossos chutes!

--

--

Caíque Coelho

A QA lover and App Developer on weekends and a Data Scientist on free time. Founder App Teste Eneagrama.